Do you know what environmental degradation is?

Ouvimos falar muito sobre desmatamento, e certamente é uma ameaça da qual não podemos deixar de falar e que exige soluções estruturais e nossa pronta ação. Como uma regra, o desmatamento é apontado como uma das piores ações sobre a saúde de uma floresta, principalmente pelo fato de perder completamente a cobertura vegetal, ou seja, árvores e plantas de uma determinada área classificada como floresta.

La degradación es causada por diferentes causas antrópicas y naturales

No entanto, a degradação, que pode se tornar uma ação mais agressivaé um processo lento e sustentado ao longo do tempo e mais difícil de demonstrar. Com o tempo, a floresta vai perdendo gradativamente sua saúde ecológica, a ponto de a área ser irremediavelmente afetada, tornando a vida insustentável

Mas o que é degradação e o que a causa?

Para entender mais claramente, podemos fazer uma comparação com o desmatamento. Em suma, o desmatamento consiste no corte de árvores em uma área classificada como floresta

Leia também nosso artigo sobre o desmatamento na Colômbia para que você conheça um pouco melhor suas causas e consequências.

Por outro lado, a degradação é um estado que ocorre em consequência de ações como o desmatamento ou fragmentaçãoé basicamente um processo de redução da qualidade das florestas que afeta negativamente suas características. E ao contrário do desmatamento, ocorre com a manutenção da cobertura florestal e resulta na perda das funções da floresta, causando efeitos que podem se tornar irreversíveis.

Nesse caso, considera-se que as florestas perdem sua capacidade de fornecer serviços ecossistêmicos (como sua capacidade de armazenamento de carbono e produção de oxigênio) e, na maioria dos casos, sofrem alterações na composição das espécies, gerando efeitos em nível ecológico Em outras palavras, a floresta como cobertura do solo existe, mas não funciona adequadamente e sua saúde declina a ponto de não ser capaz de sustentar a vida. selvagem ou oferecer mais serviços às pessoas.

Existem diferentes causas pelas quais a degradação na floresta. Podemos encontrar causas naturais em que distúrbios como furacões, explosões vulcânicas, ventos fortes, entre outros, afetam as funções da floresta e de sua biodiversidade. 

Causas de la degradación

Por outro lado, encontramos causas antrópicas que afetam direta ou indiretamente esse processo. Entre eles estão: a fragmentação de florestas, a exploração de recursos naturais econômicos como mineração, pecuária e agricultura, a disseminação e introdução de espécies invasoras, entre outros.

A degradação é realmente uma ameaça?

Para os ecossistemas sim, para nós como humanidade ...também, porque com a degradação ambiental perdemos centenas de recursos ecossistêmicos e também espécies da fauna e da flora de uma forma quase imperceptível, o que não nos permite agir atempadamente contra este fenômeno.

Da mesma forma, além de afetar as espécies da fauna e da flora, nos últimos anos descobriu-se que mais biodiversidade, relações ecossistêmicas e hectares de floresta se perdem devido à degradação do que o próprio desmatamento.  O SMByC afirma que, na Amazônia colombiana, no período de 2012 a 2015, mais hectares de floresta foram perdidos por degradação do que por desmatamento, cerca de 226.650 hectares a mais. Nesse mesmo estudo, os três fatores mais relevantes que coage a degradação florestal são: (1) extração seletiva de madeira (2) coleta de lenha e (3) queimadas. Assim, o desmatamento é, na maioria dos casos, o principal precursor da degradação.

1. Sistema de monitoramento de florestas e carbono.

Qual é o verdadeiro problema?

Além da perda da floresta e de suas qualidades, o verdadeiro problema é a falta de ações para prevenir esses processos de degradação. Comumente, podemos identificar degradação devido ao desaparecimento de certas espécies e à perda de biodiversidade em um território, mas quando percebemos que uma espécie tem poucos exemplares em uma área ou que ela não está mais presente, pode já ser demais. tarde para reparar o dano.

Damos um exemplo: pense nos diferentes animais que você via pela janela, pense em insetos ou pássaros, agora, se você tem a sorte de morar em um espaço rodeado de natureza e florestas, pense também na grande variedade de espécies que você encontrou quando era criança. Agora pode não ser mais assim, agora você só pode ver um pássaro de vez em quando, ou um inseto em uma única estação.

Espécies que você costumava ver com frequência, agora só as observamos ocasionalmente,isso pode ser uma causa de degradação ambiental, seja porque uma nova espécie foi introduzida sem levar em conta as condições de equilíbrio do ecossistema e perturbou as espécies mais vulneráveis, devido às mudanças climáticas que afetaram os recursos que alimentavam e abrigavam certos animais, ou devido a diferentes ações naturais ou antrópicas que afetam os ecossistemas

La deforestación deja una escena más dramática, pero la degradación, lentamente, va destruyendo las relaciones ecosistémicas de un espacio

O problema é ainda mais grave quando o processo de degradação é claramente identificado, seja pela ausência de uma espécie ou pela diminuição da biodiversidade. Nesse momento já é tarde para pequenas ações corretivas, serão necessárias ações enormes que envolvem recursos que em muitos casos não são fáceis de obter, ou de imediato e que seriam necessários para recuperar um espaço que está morrendo aos poucos.

Aí está o verdadeiro problema, em poucas palavras: quando identificamos o problema, é tarde demais para repará-lo.

Quando identificamos o desmatamento, vemos um espaço vazio, sem árvores, o estrago já foi feito. Mas, na maioria dos casos, ele pode se regenerar e, assim, iniciar um processo de semeadura e restauração. Leva tempo, mas pode ser recuperado.

Mas se é uma espécie que está a desaparecer e não há possibilidade de uma ação imediata para a sua proteção, o mais provável é que essa espécie se extinga e de onde se pode recuperar uma espécie que já não existe? Além de perder as espécies, o equilíbrio natural da floresta também é afetado, degradando todo o ecossistema.

Vivemos no imediatismo e os processos mais lentos tornam-se imperceptíveis para nós e, até que sejam grandes o suficiente para ficarem evidentes diante de nossos olhos, não vemos a necessidade de agir.

Nossos olhos se limitaram a ser colocados onde há manchas de deserto, onde não encontramos árvores e temos como certo que um terreno é saudável apenas porque é verde, mas, a natureza exige um olhar mais atento de nossa parte, com mais observação. e cuidado.

São várias as perguntas que podemos nos colocar, se o desmatamento é uma causa relevante da degradação ambiental, o que está acontecendo neste momento com as florestas do mundo diante dos altos índices de desmatamento? O que estamos perdendo sem perceber? Como podemos realmente medir a degradação se é um processo que mostra os efeitos mais drásticos em meses ou talvez anos? Podemos não ter todas as respostas, mas observar a natureza mais de perto, entender os processos como um mecanismo relacionado entre si e não como eventos isolados, nos permitirá atuar de tal forma que possamos entender que as decisões tomadas hoje terão impacto nos ecossistemas que teremos em nosso planeta amanhã.

Did you know that you can adopt a tree and transform the lives of indigenous communities?
Click here and find out how

1 comment

  • Quisiera tener más conocimiento de lo que pasa en nuestro planeta

    Eduardo Mora

Leave a comment

Thank you for saving the Amazon

Your contribution helps us:

  • 1. Fight poverty.
  • 2. Revert the climate crisis.
  • 3. Support indigenous communities.
  • 4. Protect biodiversity.
  • 5. Protect the water.
  • 6. Preserve de Amazon rainforest.
Por favor espera que salgan los botones....!

Thank you for saving the Amazon

You can pay by payu latam

×

Discount codes