Why does fast fashion have a negative impact on the environment?

Autora: Raquel Pascual por papernest

A moda rápida se refere a empresas que pretendem produzir o maior número possível de coleções a cada ano. Isso é possível graças à alta demanda por roupas por parte dos consumidores.

Além disso, o que permite a essas empresas oferecer preços bastante atrativos é a baixa qualidade dos produtos. Por exemplo, os tecidos usados muitas vezes são de muito má qualidade, o método de produção é industrial e a mão-de-obra é barata. 

Fast fashion
Os jogadores do fast fashion oferecem roupas a preços muito baixos para que sejam acessíveis ao maior número de pessoas e, portanto, sejam vendidas para o maior número de pessoas. A moda rápida tem tudo a ver com o aspecto efêmero da moda.

QUAL É O NÍVEL DE PRODUÇÃO DA FAST FASHION?

A moda fast fashion produz em massa para atender à crescente demanda. No entanto, isso é feito em detrimento das condições de trabalho dos funcionários. Na verdade, a maior parte das roupas é feita em Bangladesh ou no Paquistão, ou seja, onde a mão de obra é mais barata.

Esta é a lista de países onde a maioria das roupas são desenhadas:

  • Bangladesh
  • Paquistão
  • Tailândia
  • Turquia
  • Índia
  • Vietnã
  • Indonésia
  • China
  • Tunísia
  • Marrocos

É nesses países que os atores do fast fashion decidem desenhar suas roupas. Isso se deve principalmente ao fato de que a mão-de-obra nesses países é muito barata.

fast fashion y contamination ambient
Em média, os consumidores de fast fashion usam suas roupas apenas 4 vezes. 60% dizem que não gostam mais depois e o 40% restantes acham que não está mais na moda.

Assim, vemos que o fast fashion valoriza o aspecto efêmero da moda ao oferecer uma infinidade de coleções para que o consumidor se canse de suas roupas o mais rápido possível.

QUAIS SÃO OS HÁBITOS DO CONSUMIDOR RELACIONADOS AO FAST FASHION?

Também é importante observar que o fast fashion também é também é incentivado por grande parte dos consumidores.- é interessante notar que o orçamento para moda vem diminuindo constantemente nos últimos 10 anos. A moda tornou-se quase um produto como qualquer outro.

Além disso, é importante notar que o mundo em geral usa muito mais roupas do que há 20 anos. Estima-se que o mundo use cerca de 80 milhões de peças de roupa por ano. Isso representa um aumento de 400% em relação a duas décadas atrás.

Essa mudança nos padrões de consumo é mais visível nos países desenvolvidos, enquanto o fast fashion está chegando aos poucos nos países em desenvolvimento.

É difícil para os países em desenvolvimento abandonar o fast fashion porque é uma importante fonte de renda. Além disso, é difícil para eles desistir, no sentido de que os países desenvolvidos também se beneficiaram com o desenvolvimento do fast fashion.

QUE RECURSOS A FAST FASHION USA?

É importante saber que o fast fashion utiliza uma parte significativa dos recursos disponíveis no planeta.

Por exemplo, empresas de fast fashion usam uma enorme quantidade de água para projetar suas roupas. Até 4% da água potável disponível no mundo é usada para produzir roupas de moda rápida.

De acordo com vários especialistas, 20% da poluição da água industrial no mundo é devido ao processamento e tingimento de têxteis. Isso torna a indústria da moda uma das mais poluentes para a água.

Por fim, a indústria da moda também é uma das mais intensivas em eletricidade do mundo.

QUAIS SÃO OS EFEITOS PREJUDICIAIS DA FAST FASHION NO MEIO AMBIENTE?

A indústria da moda está sendo criticada por ativistas ambientais por seus muitos efeitos nocivos ao meio ambiente. Ativistas ambientais apontam várias coisas.

Seja o transporte de roupas, as condições de trabalho ou a poluição causada pela produção em massa, são coisas muito criticadas hoje.

A indústria da moda é hoje a segunda mais poluente depois do petróleo. Isso se deve principalmente ao uso de pesticidas, formaldeído e carcinógenos nos tecidos usados para fazer as roupas usadas pelos consumidores de fast fashion

QUAL É O DANO DO FAST FASHION NA ÁGUA?

Como vimos antes, a indústria da moda consome muita água, mas também polui muito a água potável.

Também reforça o sentimento de desigualdade nos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos. Na verdade, essa poluição é gerada pelos países mais desenvolvidos, mas são os mais pobres que pagam as consequências.

O Banco Mundial estima que até 143 milhões de migrantes climáticos podem chegar aos países ocidentais em 2050. A ONU está muito menos otimista e estima que cerca de 1 bilhão de pessoas poderiam chegar aos países ocidentais no mesmo período.

Se quiser saber mais sobre o assunto, convidamos você a ler este Artigo.

 

Obrigado às Compañías de Luz por compartilhar esta informação e seu artigo.

Se você deseja ver o artigo completo, nós o convidamos a Clique aqui

Did you know that you can adopt a tree and transform the lives of indigenous communities?
Click here and find out how

Leave a comment

Thank you for saving the Amazon

Your contribution helps us:

  • 1. Fight poverty.
  • 2. Revert the climate crisis.
  • 3. Support indigenous communities.
  • 4. Protect biodiversity.
  • 5. Protect the water.
  • 6. Preserve de Amazon rainforest.
Por favor espera que salgan los botones....!

Thank you for saving the Amazon

You can pay by payu latam

×

Discount codes